Curso de Ecografia Básica no Doente Crítico

Este curso destina-se a médicos especialistas ou em formação específica que, no decurso da sua atividade clínica, abordem doentes críticos, seja na urgência, enfermarias ou UCI.

Está estruturado de acordo com a metodologia de abordagem do doente crítico (ABCDE), mas para a qual incluiremos a ecografia como extensão do exame físico (5ª dimensão do exame físico).

A participação neste curso tem, portanto, como objetivo fundamental, demonstrar aos presentes a utilidade que o uso da ecografia, neste âmbito da patologia aguda, pode ter e incentivar os seus participantes a passarem a inclui-la na sua atividade clínica regular.

O atual contexto de pandemia por SARS CoV-2 acelerou o processo de formação à distância que a REANIMA vinha desenvolvendo ao longo dos últimos 2 anos. No caso do Curso Básico de Ecografia no Doente Crítico, mantida a parceria com a WINFOCUS, foi garantida a mesma qualidade pedagógica, mas foram introduzidas 2 alterações importantes que visam reduzir o risco de infeção por SARS CoV-2:

1ª Todas as sessões teóricas serão disponibilizadas numa plataforma digital, em formato assíncrono, com acesso restrito a credenciais individuais, a partir de 30 dias antes do curso.

2ª Sessões presenciais apenas para as bancas práticas de treino de ecografia

 

Rastreio de potenciais infectados

Será realizado um inquérito epidemiológico e controlo de temperatura a instrutores e candidatos no início do curso.
Na presença de sintomas compatíveis com infecção por SARS CoV-2, temperatura > 37.5ºC ou caso tenha ocorrido contacto de alto risco com caso confirmado, não será permitida a entrada e não poderá completar a parte prática.
Nestes casos pode optar por integrar um curso posterior.

EPIs 

O uso de máscara cirúrgica é obrigatório para instrutores e candidatos durante todo o período de formação presencial. Durante a banca prática recomendamos também o uso de luvas e bata não impermeável. No início e no fim da banca, e sempre que necessário, deve ser realizada a higienização das mãos com solução antisética de base alcoólica (SABA). Os ecógrafos e sondas utilizadas serão higienizados entre cada utilização. Todos os EPIs serão providenciados pela REANIMA e entregues aos candidatos na admissão e/ou no início das bancas práticas.

Identificação de candidatos

Qualquer pessoa que desenvolva infecção confirmada nos sete dias seguintes à realização do curso deverá informar a REANIMA. Neste caso as medidas a tomar serão articuladas de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Será pedido a todos os candidatos que confirmem os contactos para que, caso seja necessário, se proceda ao rastreio epidemiológico adequado.

Agenda/Espaço

 Estas sessões decorrerão ao longo de uma manhã (08:00h às 13:00h) ou uma tarde (14:30h às 19:30h), a um sábado ou domingo, numa sala na qual estarão presentes apenas o instrutor e 3 formandos. O coffee-break, simplificado, estará disponível dentro de cada sala. Os formandos só poderão sair da sala no final da formação, exceto motivos de força maior e com autorização do instrutor. Pretende-se, desta forma, limitar o número de pessoas por sala e reduzir a circulação de pessoas dentro da área do curso.

Treino

Será garantido a cada formando a oportunidade de treinar por um período de tempo suficiente, dispondo, para o efeito, de um ecógrafo e um modelo humano. Os modelos humanos continuaram a ser os próprios formandos, de forma rotativa, pelo que vos peço que tragam roupa que permita ecografia do pescoço, torso, regiões inguinais e regiões poplíteas. PEDIMOS PARTICULAR ATENÇÃO A ESTE ASPECTO, CUJO INCUMPRIMENTO PÕE EM CAUSA A QUALIDADE DO CURSO. O programa das sessões presenciais pode ser consultado no ficheiro anexo no final da página.

Avaliação

Cada formando fará uma avaliação pré-curso, que ficará disponível online após confirmação de que o formando acedeu a todos os conteúdos. O teste pós-curso será igualmente feito na plataforma online, que estará disponível imediatamente após o fim das sessões práticas.  O teste será constituído por 20 perguntas de escolha múltipla (apenas uma resposta correta), das quais 10 são teóricas e 10 são imagens ou vídeos). A atribuição do certificado de presença requer um mínimo de 15 respostas corretas.

No final do curso, será entregue um certificado de presença emitido pela REANIMA. Posteriormente, ser-vos-á enviado um certificado de presença emitido pela WINFOCUS INTERNATIONAL.

Para os que quiserem, depois de treino tido como suficiente nos hospitais de origem, podem candidatar-se a um exame de competência para a realização de ecografia no âmbito deste curso."

Ficheiros úteis

Curso de Ecografia Básica no Doente Crítico
Realiza-se de 12 a 13 Dezembro 2020
Candidaturas de 10 Outubro 2020 a 11 Novembro 2020
Formato misto com sessões e-learning e presenciais
Vila Nova de Gaia

Próxima Edição

Datas:
12 a 13 Dezembro 2020
Candidaturas:
10 Outubro 2020 a 11 Novembro 2020
Local:
Vila Nova de Gaia
Observações:
Formato misto com sessões e-learning e presenciais

Registe-se no website

Para se poder candidatar e receber novidades da Reanima.

Registar agora

Onde nos pode encontrar