Curso Básico de Ecografia no Doente Crítico

Este curso destina-se a médicos especialistas ou em formação específica que, no decurso da sua atividade clínica, abordem doentes críticos, seja na urgência, enfermarias ou UCI.

 

Está estruturado de acordo com a metodologia de abordagem do doente crítico (ABCDE), mas para a qual incluiremos a ecografia como extensão do exame físico (5ª dimensão do exame físico).

 

A participação neste curso tem, portanto, como objetivo fundamental, demonstrar aos presentes a utilidade que o uso da ecografia, neste âmbito da patologia aguda, pode ter e incentivar os seus participantes a passarem a inclui-la na sua atividade clínica regular.

O curso está estruturado num formato híbrido, divido em 2 momentos diferentes:

a)      Sessões teóricas disponibilizadas numa plataforma digital, em formato assíncrono, com acesso restrito a credenciais individuais, a partir de 30 dias antes do curso.

b)      Sessões presenciais para bancas práticas de treino de ecografia, apresentação de casos clínicos e mentoria. Será garantido a cada formando a oportunidade de treinar por um período de tempo suficiente, dispondo, para o efeito, de um ecógrafo e um modelo humano (formandos).

 

CONTROLO DE INFEÇÃO POR SARS CoV-2

Rastreio de potenciais infectados

Na atual fase pandémica e considerados os intervenientes em causa, será feito um controlo de temperatura corporal a instrutores e candidatos no início do curso. A presença de sintomas compatíveis com infeção por SARS CoV-2, temperatura corporal > 37.5ºC ou contacto de alto risco com caso confirmado deve impedir o candidato/instrutor de comparecer no curso. Esse impedimento deve ser comunicado ao secretariado da REANIMA. Nestes casos o candidato pode optar por integrar um curso posterior.

 

Uso de Equipamentos de Proteção Individual

O uso de máscara cirúrgica é obrigatório para instrutores e candidatos durante todo o período de formação presencial. Durante a banca prática recomendamos também o uso de luvas e bata não impermeável. No início e no fim da banca, e sempre que necessário, deve ser realizada a higienização das mãos com solução antisética de base alcoólica (SABA). Os ecógrafos e sondas utilizadas serão higienizados entre cada utilização. Todos os EPIs serão providenciados pela REANIMA e entregues aos candidatos na admissão e/ou no início das bancas práticas.

 

Identificação de contactos de Alto Risco

Qualquer pessoa que desenvolva infeção confirmada nas 72 horas posteriores à data de realização do curso deverá informar o secretariado da REANIMA. Neste caso as medidas a tomar serão articuladas de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Será pedido a todos os candidatos que confirmem os contactos para que, caso seja necessário, se proceda ao rastreio epidemiológico adequado.

 

Agenda / Organização das Salas

As sessões práticas decorrerão ao longo de uma manhã E uma tarde, a um sábado ou domingo, numa sala na qual se distribuirão grupos de 5 pessoas (1 formador:4 formandos). Nos momentos de coffee-break e almoço devem ser acauteladas todas as medidas habitualmente destinadas a evitar contágios por SARS CoV-2.

 

AVALIAÇÃO

No final, a atribuição de um Certificado de Presença (inicialmente pela REANIMA e posteriormente pela WINFOCUS Internacional) requer o cumprimento de 3 condições:

a)      Visualização de todas as Sessões Teóricas

b)      Resposta a todas as perguntas das Sessões Teóricas, independentemente de terem acertado ou não

Acertar >/= 50% no Teste de Avaliação

Curso Básico de Ecografia no Doente Crítico
Realiza-se no dia 18 Dezembro 2021
Candidaturas de 25 Outubro 2021 a 03 Dezembro 2021
V.N.Gaia
Curso Básico de Ecografia no Doente Crítico
Realiza-se no dia 19 Dezembro 2021
Candidaturas de 25 Outubro 2021 a 03 Dezembro 2021
V.N.Gaia
  • Programa
    • Programa

      Sessões assíncronas

      1.        Ecografia no Doente Crítico – Um Novo Paradigma

      2.        Princípios Físicos e aspetos técnicos da Ecografia

      3.        Ecografia da Via Aérea

      4.        Ecografia Pulmonar

      5.        Ecocardiografia

      6.        Ecografia no Tromboembolismo Venoso

      7.        Acessos vasculares ecoguiados

      8.        Ecografia do abdómen

      9.        Ecografia no Choque

      10.     Ecografia do SNC

      11      Ecografia na PCR (inclusão no algoritmo SAV)

       

      Sessões Práticas Presenciais

      1h Via Aérea

      1,5h Pulmão

      1,5h Ecocardiografia

      1,5h Protocolo FAST e acessos vasculares

      30 min Casos Clínicos

      30 min Teste Final

Próxima Edição

Datas:
Realiza-se no dia 18 Dezembro 2021
Candidaturas:
25 Outubro 2021 a 03 Dezembro 2021
Local:
V.N.Gaia

Candidate-se

Registe-se no website

Para se poder candidatar e receber novidades da Reanima.

Registar agora

Onde nos pode encontrar

Livro de reclamações