“Este curso destina-se a médicos especialistas ou em formação específica que, no decurso da sua atividade clínica, abordem doentes críticos, seja na urgência, enfermarias ou UCI.
Consideramos que a ecografia realizada no local de prestação de cuidados e interpretada em tempo real pelo clínico, em complemento à avaliação convencional, é a 5ª dimensão do exame físico.
A participação neste curso tem, como objetivo fundamental, demonstrar aos presentes a utilidade do uso da ecografia na patologia respiratória aguda, e fornecer os conhecimentos base para que os participantes possam passar a inclui-la na sua atividade clínica de forma regular.
O curso está estruturado num formato híbrido, divido em 2 momentos diferentes:
a) Sessões teóricas disponibilizadas numa plataforma digital, em formato assíncrono, com acesso restrito a credenciais individuais, a partir de 30 dias antes do curso.
b) Sessões presenciais para bancas práticas de treino de ecografia, apresentação de casos clínicos e mentoria. Será garantido a cada formando a oportunidade de treinar por um período de tempo suficiente, dispondo, para o efeito, de um ecógrafo e um modelo humano (formandos).
CONTROLO DE INFEÇÃO POR SARS CoV-2
Rastreio de potenciais infectados
Na atual fase pandémica e considerados os intervenientes em causa, será feito um controlo de temperatura corporal a instrutores e candidatos no início do curso. A presença de sintomas compatíveis com infeção por SARS CoV-2, temperatura corporal > 37.5ºC ou contacto de alto risco com caso confirmado deve impedir o candidato/instrutor de comparecer no curso. Esse impedimento deve ser comunicado ao secretariado da REANIMA. Nestes casos o candidato pode optar por integrar um curso posterior.
Uso de Equipamentos de Proteção Individual
O uso de máscara cirúrgica é obrigatório para instrutores e candidatos durante todo o período de formação presencial. Durante a banca prática recomendamos também o uso de luvas e bata não impermeável. No início e no fim da banca, e sempre que necessário, deve ser realizada a higienização das mãos com solução antisética de base alcoólica (SABA). Os ecógrafos e sondas utilizadas serão higienizados entre cada utilização. Todos os EPIs serão providenciados pela REANIMA e entregues aos candidatos na admissão e/ou no início das bancas práticas.
Identificação de contactos de Alto Risco
Qualquer pessoa que desenvolva infeção confirmada nas 72 horas posteriores à data de realização do curso deverá informar o secretariado da REANIMA. Neste caso as medidas a tomar serão articuladas de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Será pedido a todos os candidatos que confirmem os contactos para que, caso seja necessário, se proceda ao rastreio epidemiológico adequado.
Agenda / Organização das Salas
As sessões práticas decorrerão ao longo de uma manhã E uma tarde, a um sábado ou domingo, numa sala na qual se distribuirão grupos de 5 pessoas (1 formador:4 formandos). Nos momentos de coffee-break e almoço devem ser acauteladas todas as medidas habitualmente destinadas a evitar contágios por SARS CoV-2.
Certificados
No final do curso, será entregue um certificado de presença emitido pela REANIMA. Posteriormente, ser-vos-á enviado um certificado de presença emitido pela WINFOCUS INTERNATIONAL.
Para os que quiserem, depois de treino tido como suficiente nos hospitais de origem, podem candidatar-se a um exame de competência para a realização de ecografia no âmbito deste curso.”
Princípios físicos e aspetos técnicos da ecografia
Competências técnicas - aplicação da ecografia no pulmão
Ecografia da Via Aérea
Síndrome intersticial
Pneumotórax
Consolidações
Derrame pleural
Situações especiais 1 - Dor pleurítica
Situações especiais 2 - COVID
Blue Protocol
Aspetos técnicos
Via aérea
Casos Clínicos
Sinais semiológicos 1 – padrão A, padrão B e pneumotórax
Casos Clínicos
Sinais semiológicos 2 – consolidações e derrame pleural
Casos Clínicos
Teste