Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

A Reanima foi criada em 1997 para apoio ao projeto formativo da UCIP do Hospital Geral de Sto. António, no Porto. À data esse projeto tinha uma incidência interna (para os seus profissionais) e externa (para os estagiários em formação em cuidados intensivos na UCIP do HGSA). quem 2010 a Reanima autonomizou-se do HGSA constituindo-se como associação sem fins lucrativos com total autonomia institucional.

Nos primeiros anos de atividade a Reanima centrou-se na divulgação de modelos pedagógicos relacionados com o doente crítico estabelecendo parcerias com instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, …) na sua maioria da zona norte, que muitas vezes incluíram apoio à organização da resposta á urgência. Nos últimos anos o interesse das instituições públicas pela formação dos seus profissionais decresceu e a Reanima passou a privilegiar atividades dedicadas aos que por sua iniciativa se inscrevem em atividades de valorização pessoal e curricular, porque são os formandos mais interessados e disponíveis para aprender.

Apostando na satisfação das necessidades dos formandos a Reanima reuniu os cursos numa sequência coerente e articulada que proporciona aos interessados a possibilidade de fazerem formação certificada que cobre as suas principais necessidades curriculares.
 
A relação com os que se interessam pela atividade da Reanima fez-nos privilegiar a edição de manuais de apoio aos nossos cursos (“evidência na emergência”, “sépsis”, “equilíbrio AB-HE”, Intoxicações, …), editados em suporte eletrónico e disponíveis para todos os interessados nas lojas de aplicações eletrónicas.

Em 2010 criamos um núcleo de formação em Lisboa que vem crescendo na sua capacidade de fazer formação Reanima.

O futuro que almejamos inclui o desenvolvimento de capacidade para fazer formação não presencial em modelos de e-learning e b-learning, bem como novas frentes formativas nomeadamente no domínio da comunicação e cuidados com o doente em condição vulnerável.

O programa da atual direção da Reanima mantém o mesmo propósito: “… pugnar pela qualificação das novas gerações…” e por isso mantém a aposta em “… fazer da formação um exercício de qualificação para mudança…”

António H. Carneiro
Presidente da Direcção da Reanima

secretariado@reanima.pt 

(+351 912 788 869)

www.reanima.pt 

Registe-se no website

Para se poder candidatar e receber novidades da Reanima.

Registar agora