Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

A Reanima foi criada em 1997 para apoio ao projeto formativo da UCIP do Hospital Geral de Sto. António, projeto esse que à data tinha uma incidência interna (para os seus profissionais) e externa (para os estagiários em formação em cuidados intensivos na UCIP do HGSA). Os desenvolvimentos organizacionais e as alterações estratégicas institucionais fizeram com que a reanima se autonomizasse do HGSA e se constituísse como associação sem fins lucrativos desde 2010, passando a ter total autonomia institucional.


Nos primeiros anos de atividade a Reanima centrou-se na divulgação de modelos pedagógicos relacionados com o doente crítico estabelecendo parcerias com instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, …) na sua maioria da zona norte, que muitas vezes incluíram apoio à organização da resposta á urgência. Nos últimos anos o interesse das instituições públicas pela formação dos seus profissionais decresceu e a Reanima passou a privilegiar atividades dedicadas aos que por sua iniciativa se inscrevem em atividades de valorização pessoal e curricular, porque estes são os formandos mais interessados e disponíveis para aprender.


Apostando na satisfação das necessidades dos formandos a Reanima desenvolveu pós-graduações: médica e de enfermagem que reúnem cursos ministrados pela Reanima, numa sequência coerente e articulada que proporciona aos interessados a possibilidade de fazerem formação certificada que cobre as suas principais necessidades curriculares. Na perspetiva da atual direção a prioridade formativa da Reanima será centrada na otimização das PG em MDC (medicina do doente crítico) e em EDC (enfermagem do doente crítico), sem prejuízo dos compromissos institucionais já celebrados.


A relação com os que se interessam pela atividade da Reanima fez-nos privilegiar a edição de manuais de apoio aos nossos cursos (“evidência na emergência”, “sépsis”, “equilíbrio AB-HE”, …), editados em suporte electrónico e disponíveis para todos os interessados nas lojas de aplicações eletrónicas.


A maioria dos que se inscrevem nos cursos da Reanima vem de fora da área geográfica do Porto / Gaia, por isso criamos um núcleo de formação da Reanima em Lisboa que vem crescendo na sua capacidade de fazer formação Reanima.


O futuro que almejamos inclui o desenvolvimento de capacidade para fazer formação não presencial em modelos de e-learning, bem como novas frentes formativas nomeadamente no domínio da comunicação e cuidados com o doente em condição vulnerável.


Como se estabelece no programa de candidatura da atual direção da Reanima, queremos “… fazer da formação um exercício de qualificação para mudança e por isso assumimos como desafio de futuro: pugnar pela qualificação das novas gerações…”


António H. Carneiro

Presidente da Direcção da Reanima

secretariado@reanima.pt 

( +351 912 788 869)

www.reanima.pt 

Registe-se no website

Para se poder candidatar e receber novidades da Reanima.

Registar agora

Onde nos pode encontrar