Avaliação de competência do Curso Básico de Ecografia do Doente Crítico

Requisitos para Avaliação de Competência

  1. Ter participado com APROVEITAMENTO no curso Ecografia Básica no Doente Crítico. Esta é uma condição sine qua non, sem a qual não são aceites candidaturas a esta atribuição de competência.
  2. Cada candidato deve formalizar a sua intenção de ser avaliado para atribuição competência nas vertentes da ecografia abordadas no curso em epígrafe. Para o efeito, deve enviar um email para secretariado@reanima.pt. Sublinha-se que este reconhecimento de competência inscreve-se apenas no âmbito do referido curso e não pode ser aplicado em qualquer outra dimensão da ecografia.
  3. Cada candidato deve enviar 20 casos em que tenham utilizado a ecografia multifocal.
  4. Para cada um dos 20 casos deve ser criado um ficheiro em POWERPOINT com a seguinte designação: PRIMEIRO NOME_APELIDO_CASO_# (Ex. NUNO_CORTESÃO_CASO_3)
  5. Cada ficheiro POWERPOINT deve ser organizado da seguinte forma:

         a. 1º slide - Resumo clínico no máximo 50 palavras

         b. 2º slide - Questão ou questões clínicas a serem esclarecidas pela ecografia

         c. Restantes slides - Vídeos das diferentes janelas utilizadas para dar resposta à questão clínica.

    6. Os casos devem ser submetidos na plataforma Moodle da Reanima (https://reanima.formacao.live/)

 

A avaliação está dividida em 2 partes:

PARTE 1

Avaliação Teórica - Exame teórico com 40 perguntas de escolha múltipla cada uma com 4 alíneas possíveis, apenas 1 verdadeira. O acesso à Parte 2 requer uma percentagem de respostas corretas de pelo menos 75%.

 

PARTE 2

Apresentação de Casos Clínicos - O candidato selecionará e apresentará alguns dos seus casos clínicos

Avaliação Prática – O candidato deve obter e descrever, em tempo real, e em modelo humano, um conjunto de imagens ecográficas relacionadas com o curso.

 

Protocolo para Controlo de Risco de Infeção por SARS CoV-2 (aplicável à PARTE 2)

Será realizado um inquérito epidemiológico e controlo de temperatura a instrutores e candidatos

1)   Na presença de sintomas compatíveis com infeção por SARS Cov-2, de acordo com a norma 04/2020 da DGS, ou caso tenha ocorrido contacto de alto risco com caso confirmado, não será permitida a entrada na parte 2 da avaliação

a.     Nestes casos pode optar por integrar uma avaliação em data posterior ou cancelar a atual sendo reembolsado no valor correspondente.

b.    No caso de se tratar de um formador, será garantido sempre um substituto

2)   O uso de máscara cirúrgica é obrigatório para instrutores e candidatos durante todo o período presencial. Durante a avaliação prática recomendamos também o uso de luvas e bata não impermeável. No início e no fim da avaliação prática, e sempre que necessário, deve ser realizada a higienização das mãos com solução antisética de base alcoólica (SABA). Os ecógrafos e sondas utilizadas serão higienizados entre cada utilização. Todos os EPIs serão providenciados pela REANIMA e entregues aos candidatos na admissão

3)   Qualquer participante que desenvolva infeção por SARS-CoV-2 nos catorze dias seguintes deverá informar a REANIMA (secretariado@reanima.pt). Neste caso as medidas a tomar serão articuladas de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Será pedido a todos os candidatos que confirmem os seus contactos preferenciais para que, caso seja necessário, se proceda ao rastreio epidemiológico adequado.

Não há próximas edições agendadas

Registe-se no website

Para se poder candidatar e receber novidades da Reanima.

Registar agora